sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Oração do Pai Nosso




Mateus 6:5-13
5- E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 6- Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 7- E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. 8- Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. 9- Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10- venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11- o pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12- e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; 13- e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
Introdução:
A oração é algo que tem sido colocado de lado na vida de muitos de nós. Muitos não acham tempo para orar, outros não encontram motivos para orar. Há pessoa que até falam: Para que orar tanto se Yaweh já sabe de todas as coisas?
Esquecem-se, porém que apesar de Yaweh realmente saber de todas as coisas, ele concede bem aos que sabem pedir-Lhe com sabedoria (Jo.14:13-14).
Outros usam da oração como arma de vingança e como uma forma de barganhar com Yaweh e exatamente por isso não recebem o que pedem (Tg.4:3).
Mas para que e porque orar então? E, como orar?
A oração do Pai Nosso é como se fosse uma aula dada por Yaohushua sobre a oração, buscaremos hoje ver detalhadamente os passos deixados por Yahushua para que apliquemos os mesmos no nosso dia-a-dia. Passaremos pelos aspectos práticos e espirituais do Pai Nosso e buscaremos uma edificação para nossas vidas.
Veremos a seguir um modelo de oração ensinado por Yaohushua para que possamos, através dele orarmos de uma melhor forma.
Pai Nosso:
Em primeiro lugar em nossas orações devemos ter bem claro em nossas mentes quem é Yahweh. Muitos O tem como um tirano que fica lá nos céus longe da gente assistindo as maiores barbaridades do mundo sem fazer nada. Será que Yahushua é isso mesmo? De maneira alguma. Yahu'l Reina e Governa soberanamente sobre sua criação (Sl.11:4; 99:1).
Yaohushua nos mostra, logo de início que Yaweh é um Pai coletivo, Pai de muitos filhos. Ele poderia iniciar esta oração dizendo apenas Pai, referindo-se à paternidade de Yaweh única e exclusivamente a si próprio, contudo, o Senhor Yaohushua amplia o termos de forma a abranger todos os que o recebem. (Jo.1:12 – Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Yaweh, a saber, aos que crêem no seu Nome.)
Assim sendo, logo de início, a oração do “Pai Nosso” nos ensina que podemos nos achegar a Yaweh como seus filhos amados. Para isso Ele nos deu o seu Espírito que habita em nós e gerando intimidade em nossos corações. (Gl.4:6 - E, porque vós sois filhos, enviou Yaweh ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!)
O nosso relacionamento com Yaweh como sendo o Pai, faz com que sintamos o amor do Pai para conosco, e invocá-Lo como Pai nosso que estais no céu, mostra uma profunda profissão de fé de que Yaweh está próximo e é verdadeiro Pai. O Yaweh que se relaciona com a sua criação a ama como um pai ama ao seu filho.
Que estais no céu:
Com respeito a esse termo, “que estais no céu”, muitos O tem como um Yaweh distante, que fica lá nos céus longe da gente assistindo aos acontecimentos do mundo sem fazer nada. Será que Yaweh é isso mesmo? De maneira alguma. Yaweh Reina e Governa soberanamente sobre sua criação sim, contudo, Ele se envolve e se relaciona conosco.
A Bíblia afirma claramente esse relacionamento (Jr.23:23-24 – 23-Acaso, sou Yaweh  apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? 24- Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o SENHOR.)
Ao dizer que Yaweh está nos céus, Jesus aponta para a sua transcendência com respeito às questões humanas, mostrando que nós, por nossos próprios esforços não somos capazes de alcançá-lo, contudo Ele, pela Graça e misericórdia desce até nós e nos toca os corações.
Santificado seja o Teu nome:

Uma vez tendo compreendido alguns aspectos importantes de quem é Yahweh e do seu amor paternal para conosco, devemos ainda compreender a necessidade que temos de adorar ao Yahweh Único e Verdadeiro.
A exaltação a Yaweh é o fim principal do homem e, em nossas orações, deve sempre ter um lugar de destaque, pois estamos orando ao Todo Poderoso. A nossa intimidade com Yaweh não pode esvaziar a reverência da qual Yahu'l é digno. Precisamos compreender que o fato de Yaweh ser nosso Pai não o faz menos Yaweh, o fato de Ele relacionar-se conosco não o faz menos digno de adoração. Deus é e sempre será Yahu'l, acima de tudo e de todos.
Se estamos buscando algo que não vemos é porque temos a fé que Ele existe (Hb.11:6), e sendo Ele incomparavelmente maior que tudo o que há (Sl.135:5), deve ser exaltado antes de qualquer outra coisa (Sl.113:4).
Yaweh é eternamente Santo em sua essência, contudo, em forma de testemunho no mundo, nós santificamos o nome de Yaweh quando as pessoas vêm yaweh em nós por intermédio de nossas vidas e por intermédio do nosso relacionamento de temor para com Ele. (Mt.5:16)
Santificamos o nome de Yaweh quando por nossa própria vida ajudamos a construir relações humana mais equânimes e mais santas que cortam o passo para a violência e a exploração do homem pelo homem. (Lv.19:36; Pv.11:1; 20:23; Ez.45:10; Mq.6:11)
Venha o Teu Reino:
O Reino de Yaweh que pede-se vir na oração do Pai-nosso, não é somente um reino imaginário, futurístico e ilusório; nem tampouco um reino só de proclamação das coisas boas de Yahu'l. Não é um reino delimitado por um território, mas sim um reino marcado pelo poderio e autoridade divina que transforma o velho em novo, o injusto em justo e o enfermo em são (Is.61:1-3). O Reino veio de uma forma plena na vida e na ressurreição de Yaohushua. (Gl.4:4)
Assim como Yaohushua não só pregou o Reino, mas o implantou, devemos fazer em nossos dias. Dias estes que estão repletos de injustiça e desamor. Oscar Cullman diz que o Reino de Yahu'l é o “reino do já e do ainda não”; ou seja, ele já foi iniciado com a vinda de Yaohushua ao mundo, contudo será completado somente na sua volta. (Ap.14:7; 19:7)
Seja feita a Tua vontade:

Talvez essa seja a parte mais difícil da oração do Pai Nosso. Todas as vezes que pedimos a Yaweh que Ele faça a Sua vontade, automaticamente estamos renunciando a nossa própria vontade (Lc.9:23). Será que queremos realmente que a vontade de Yaweh seja feita em nós e através de nós? Podemos falar como João Batista (Jo.30:3) e como  Yaohushua (Mt.26:39)?
A vontade de Yahu'l é que tudo chegue à unidade da perfeição (Ef.4:12-14), e isto só depende de Yaweh (Fp.2:13).
Contudo, esta vontade consiste em que o homem não tome a forma maldosa deste mundo e sim que ele se renove e renove também o mundo com uma nova mentalidade (Rm.12:1-2); e, sendo assim, a vontade de Yaweh, no caso, é feita através de nossas vidas no mundo.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje:
Já nesta parte da oração tem muita gente que é craque. Pai me dá isso, me dá aquilo, eu preciso disso, eu preciso daquilo, e assim por diante. Tem uns até que inventam fórmulas de proporção para que recebamos alguma coisa de Deus e distorcem até a Palavra (Lc.6:38), como se o Soberano precisasse de algo que nós temos e Ele não possa ter, a ponto de aceitar uma troquinha conosco. (Jó 38:3-13; 40:1-2; 41:11; Rm.11:33-36)
Nesse ponto, na verdade, a oração do Pai Nosso nos mostra a importância das coisas terreais, do homem e suas necessidades. Deus quis que o homem trabalhasse pelo seu pão (Gn.3:19; Ef.4:18), prometendo bênçãos neste sentido (Dt.28:1-14).

A necessidade do pão é individual mas sua satisfação tem que ser comunitária no meio do Corpo de Yaohushua que é a Igreja (Gl.6:10; 1Jo.3:16-18). O pão que se come fruto da enganação e do roubo não é abençoado por Yahu'l. Deus nos dá o pão a cada dia pelo trabalho individual assim como o Maná que caía no deserto (Ex.16:4-5,14-15,21,31-32).


Perdoa-nos as nossas dívidas:
Novamente surge algo que é gostoso de se pedir no Pai Nosso. Quem é que não quer o perdão de Yahu'l? O que acontece porém, é que muitos estão pedindo condenação para as suas próprias vidas ao orarem este trecho do Pai Nosso (Mt.6:12). Imagine se Yahu'l realmente nos perdoasse somente à medida em que perdoamos as outras pessoas que nos fazem algum mal? Estaríamos perdidos – literalmente – seria um desastre. O céu ficaria praticamente vazio.


Neste nível de relacionamento surgem as diferenças de atitudes: de amor, de amizade, de simpatia, de colaboração, de indiferença, de rechaço, de humilhação, de altivez, de exploração. Pede-se um tomada de decisão incisiva, pró ou contra.
Yahu'l quer nos mostrar que devemos ser misericordiosos e acima de tudo devemos olhar as misericórdias de Yahu'l para conosco (Lm.3:21-23). A nossa dívida para com o Autor da Vida é tamanha que por mais que façamos não podemos pagá-la (1Co.7:23; Cl.2:13-14; Rm.5:8), porém se usarmos de misericórdia mútua, também seremos alvo da misericórdia de Yahu'l.
O exemplo é o próprio de Yaohushua que se esvaziou e tornou-se servo nosso em amor e submissão ao Pai. (Fp.2:5-8; Ef.5:1)
E não nos deixe cair em tentação:
Essa parte da oração deveria ser repetida e aplicada de segundo em segundo em nossas vidas. O homem é um ser totalmente tentável exatamente pela sua característica humana carnal voltada para si mesmo (Jr.17:9; Rm.7:14-21). A tentação, contudo, não recebe um efeito punitivo, mas um sentido de se pagar o preço pela fidelidade a Yahu'l (Tg.1:13-14). O mal propriamente não está em ter tentações mas em cair nelas, e este último é a real desgraça do ser humano.
O próprio Yaohushua intercede por nós a esse respeito, mostrando a sua preocupação com a nossa integridade espiritual e com a nossa salvação (Jo17:15-21).
Mas livra-nos do mal:
Que mal é esse que Yaohushua pede para que o Pai nos livre? Este mal com certeza tem a ver com a apostasia, com a inclinação tremenda pelo pecado e com a morte eterna. É o mal que vem da incredulidade (Hb.10:26; Hb.12:16-17)
O mal está arraigado às estruturas desse mundo. Yaohushua aponta para a necessidade de nossa santificação. Este livrar do mal está ligado diretamente à incorruptibilidade que recebemos por intermédio do sangue de Yaohushua (1Co.15:53-54).
Este livramento do mal também nos é mostrado em forma de promessa, fazendo que exercitemos nossa fé na ação poderosa de YHWH em nosso favor (2Ts.3:3; 1Jo.5:4,18).
Pois Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre:
Yaohushua nos leva a fazer uma pública profissão de fé nesta parte da oração. Ao declaramos o domínio e a soberania de Yahu'l, o fazemos não apenas sobre coisas inanimadas, mas também, e principalmente sobre nossas vidas.
Aqui nos lembramos do poder de Yahu'l e do seu cuidado especial para conosco (Mt.10:30; Lc.12:24-32). O Yahu'l que é dono do Reino tem poder para sustentá-lo na palma de suas mãos (Hb.1:1-3). Esta soberania absoluta de Yahu'l também é base para nossa fé no que se refere à salvação, uma vez que é Ele mesmo quem a sustenta (Jo.6:37; 15:16; 2Tm.1:12).
Amém:

Finalizando, chegamos ao amém. O amém significa: assim seja.
O amém mostra a esperança do povo na ação integral de Yahu'l operada em nossas vidas. A oração do Pai-nosso começou na confiança de quem ergue o olhar para o céu donde nos vem a libertação, e, após passar pelas opressões humanas, termina novamente na confiança de que todo o bem vêm do Senhor (Tg.1:17).
Na verdade, o amém aponta para a certeza de que maior que as nossas necessidades, é a nossa confiança no Yaweh que nos conhece muito bem (Sl.139:1-5). O amém é a certeza de que o nosso Pai Celestial já nos atendeu. Amém.
Conclusão:
Ao orarmos embasados na realidade mostrada por Yaohushua no Pai Nosso, nossa fé é exercitada, temos um real crescimento espiritual e achegamo-nos mais perto do Pai.
Que estas verdades eternas possam encontrar lugar em nossos corações eternamente, em Yaohushua.
(Rev. Alessandro Capelari)

Um comentário:

  1. Em nome do eterno Yaoshua,
    Nos livre de qualquer tentação,
    Que o pai Yaohúshua nos conceda,
    Em nome o Yaoshua o seu perdão.

    Quero nesta minha prece,
    Que eu testemunhe a sua glória,
    E os inimigos fiquem cego,
    Pra não querer tirar a minha vitória.

    Só cego não pode ver,
    O quanto por ti sou iluminado,
    Pela luz do rei de Israel,
    Que numa cruz se fez pecado.

    Sem mesmo ser pecador,
    Seu nome ficou ocultado,
    Por tanto tempo até os nossos dias,
    Pelos religiosos do passado.

    O Brasil agora despertou,
    Deixou de ser enganado,
    A vitória eu conquistei,
    Pelo salvador perdoado.

    Em nome do eterno Yaoshua,
    Quero essa verdade divulgar,
    Pra quem ainda desconhece,
    Que só Yaoshua pode nos perdoar.

    Onde tem oração tem vitória,
    Nesse nome podemos confiar,
    Não existe outro nome,
    Capaz do inferno nos livrar.

    Pai nosso que está no céu,

    ResponderExcluir

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...