domingo, 3 de março de 2013

Estudo bíblico: Lucas 16:16


אקול - LUKA (LUCAS) 16:16 – “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Yahuh, e todo o homem emprega força para entrar nele”.

Esta é uma das passagens que muitos "utilizam, de forma incorreta”, para ensinar que a eterna Lei/Torá de Yahuh só "durou" até João, o Imersor. Nada de mais errado, pois o Mashiach cumpriu-a integralmente, vivendo por ela, bem como os Seus apóstolos a observaram.

Observe que:  

     Esta passagem que, até os dias de hoje ainda perturba os neófitos e os incautos alguns até que dizem ter grande conhecimento da Palavra de Yahuh, resulta, na verdade, de uma tradução incorreta, em que o tradutor acrescenta de sua autoria uma palavra que não está no original (a mesma que nas vossas Bíblias, tradução JFA, ACF, RC, dentre outras, se encontra escrita em itálico, o que não ocorre na NVI, onde lemos profetizaram). Vejamos o que diz Lucas 16:16-17 – “A Lei e os profetas “duraram” até João [o Imersor]; desde então é anunciado o reino de Yahuh, e todo o homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei”.

A palavra “duraram” (em itálico) não consta dos textos traduzidos para o grego. Ora o tradutor entendeu que a frase faria melhor sentido se lhe acrescentasse a palavra “duraram”. O propósito de acrescentar ou retirar algo à Palavra de Yahuh é condenado pelo próprio Eterno que diz em םירבד - Devarim (Deuteronômio) 4:2 e 12:32 – “Não acrescentareis à Palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos de Yahuh vosso Ulhim, que eu vos mando [...] Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”. Porém, o homem tem-se esquecido deste e de outros preceitos de Yahuh".

O versículo 16 não nos diz que a autoridade da Lei e dos profetas existiram até ao momento em que apareceu em cena o “servo” que preparou o caminho do Mashiach: Yohanan (João), o Imersor. Pelo contrário, diz-nos que “até Yohanan existiram a Lei e os profetas” para anunciarem a vinda do Reino de Yahuh, dando a sua visão profética do que estava por vir. Porém, em aditamento a estes testemunhos antigos, veio Yohanan, o Imersor, e depois Yahushua e os seus apóstolos, para anunciarem a proximidade do Reino ou, até, que o Reino de Yahuh estava entre eles: Yohanan (João) 5:46 – “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele”.; Romanos 3:21- “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Ulohim, tendo o testemunho da lei e dos profetas”, como também nos é dito em Mattityahu (Mateus) 3:1-2 por Yohanan – “E, naqueles dias, apareceu Yohanan o Imersor pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. e depois dito também por Yahushua em Mattityahu (Mateus) 4:17 – “Desde então começou Yahushua a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”; ou ainda em Yochanan Moshe (Marcos)  1:15 – “E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Yahuh está próximo. Arrependei-vos, e crede na Sua Palavra”., tendo como resultado que todos fazem força para entrar no Reino dos céus como podemos ler em: Mattityahu (Mateus) 11:12 – “E, desde os dias de Yohanan o Imersor até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até Yohanan. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Se na realidade a Lei e os profetas tivessem vigorado só até Yohanan, o Imersor, onde caberiam então os ensinamentos de Yahushua e dos seus apóstolos que são todos eles, posteriores a Yohanan? Percebem como é fácil desmascarar este erro. O grande problema do homem continua a ser o seu coração. Enganoso é o coração do homem, diz a Palavra de Yahuh. Quando Yahuh manda o homem guardar toda a Sua Lei/Torá, todos os Seus Mandamentos, estará Ele sendo caprichoso ou egoísta? Ou será que a Palavra nos diz que guardar os seus mandamentos acrescenta vida àqueles que lhes obedecem? Os seus mandamentos são luz, pois Ele quer o melhor para os Seus filhos.

     Ele [Yahuh] quer o nosso bem, leiamos: Devarim (Deuteronômio) 5:29 – “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre”.

Este desabafo de Yahuh UL dispensa qualquer comentário. Diz-nos em Devarim (Deuteronômio) 12:28 – “Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos de Yahuh teu Ulhim”. Vejamos também o que nos diz Devarim (Deuteronômio) 29:29 – “As coisas encobertas pertencem a Yahuh nosso Ulhim, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.  

No entanto, do mesmo modo que Yahuh promete o bem, a segurança e a Sua proteção aos que andam nos Seus caminhos, na Sua Lei/Torá, também promete castigo aos que Lhe voltam às costas e são obstinados, rebeldes e desobedientes: Devarim (Deuteronômio) 28:45-46 – “E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz de Yahuh teu Ulohim, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado. E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre”.

O castigo virá sobre a humanidade porque se desviou dos caminhos dEle, ou seja, da Sua Lei/Torá, da Sua vontade. Diz-nos Yahuh que a terra pranteia e se murcha por causa dos seus moradores... “porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna” que YHWH havia feito com o homem – Yeshayahu (Isaías) 24:5b. Também estas palavras dispensam comentários.

     Lembremos que no verso 17 de Luka (Lucas) 16, diz: "E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei". Temos que ler todo o contexto e não construirmos um dogma doutrinal embasado num só versículo bíblico. Eu pergunto: de que lei não cairia um til?

É comum ouvir alguns utilizarem o versículo 16 para afirmarem o conceito que a Lei de Yahuh terminou a sua validade em Yohanan (o Imersor), dizendo “Não diz o Novo Testamento que a Lei e os profetas duraram até Cristo?”. Ora, antes de mais nada, se assim fosse, todas as palavras do Mashiach a respeito do ensino da Lei/Torá ficariam sem valor, uma vez que ele só iniciou o seu ministério depois da imersão de Yohanan. E, o que é mais curioso, é que estes falsos profetas se “agarram” somente ao versículo 16 deixando de fora o que nos é dito no versículo 17.

 Se estudarmos com mais atenção o que nos diz o versículo 16 verificamos que Luka (Lucas) nos diz que “a Lei e os profetas” eram as únicas fontes de referência até Yohanan, o Imersor. Depois dele, do Mashiach e dos Seus apóstolos, começou a ser anunciado o reino de Yahuh, porque esse reino estava entre nós na pessoa de Yahushua, o Mashiach de Yahuh.

Agora só para demonstrarmos até que ponto chega a cara de pau daqueles que deturparam, modificaram e mutilaram a Palavra de Yahuh leiamos de que forma traduziram Romanos 10: 14 – “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”.  Se assim o fosse porque nos diria o seguinte em Gálatas 3: 24 – “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”. Como fica a tradução de Romanos 10: 4 : PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO? Observem a palavra que ali deveria constar é : FINALIDADE E NÃO FIM...

Dá para entender ou preciso desenhar...
Mais um mito é derrubado, o de que a lei durou até o Mashiach.
Este estudo pode ser assistido em vídeo no endereço: http://youtu.be/JjNiLyNIMYI

A CONGREGAÇÃOwww.acongregacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...