quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Toda a Bíblia é inspirada por Deus ou só alguns pedaços?


''Sou Evangélica (33 anos) desde em que nasci estudo a Bíblia e encontrei muitas contradições: por ex. Esdras 2,15 e Neemias 7,20 Sei que a Bíblia é inspirada por Deus. Mas... Quero Saber o seguinte: inspirada quer dizer soprada, então seria em todos os livros Deus fala através de alguns versículos nos quais diz: assim diz o senhor...... E os outros versículos escritos por homens capacitados por Deus. Entendo que a humanidade é falha. No livro de Apocalipse não há contradição, pois este livro foi todo inspirado pelo o Espirito Santo''.(Marta de Ituberá - BA).



Como entender a inspiração bíblica?
Para responder sua pergunta podemos ter como ponto de partida uma imagem que foi utilizada por muito tempo.Se acreditava que a Bíblia fosse em sua totalidade ditada pelo eterno e os hagiógrafos, como foram chamados os que escreveram o texto bíblico, simplesmente colocavam no papel as palavras que ouviam do nosso soberano Yahu.
Um grande número de crentes, acreditavam nesta possibilidade, e nunca contestaram, mas existia um grupo de pessoas que rejeitavam está maneira de entender e passaram ter uma rejeição completa a Bíblia.
A Bíblia seria um livro ditado pelo Eterno?
Do período histórico da Idade Media, encontramos imagem que representa este pensamento. Nesta época os autores da Bíblia eram representados tendo no ombro uma pomba, representado o Espirito Santo que “sopra” o texto para o autor escrever.
Podemos criar então a imagem que a inspiração Bíblica seria como uma ligação telefônica direta do autor bíblico e Deus.
A Bíblia livro de Deus mas também dos homens?
Só mais recentemente passamos acreditar que o texto bíblico tem colaboração humana. O autor deixa nos textos suas marcas e características. Entendendo melhor, no texto bíblico encontramos o modo como o autor vê o mundo, sua cultura e agilidade no escrever, a história que cercava o ambiente em que foi escrito o livro bíblico.
Resumindo:podemos depois de tudo, afirmar que a Bíblia é o livro de Deus e dos homens. Mas seria sábio dizer que o texto sagrado foi escrito por ambos?. Yaweh e homens fazem parte da história bíblica. O home dá sua colaboração no texto que é colocado no papel que forma todos os livros sagrados? E que que é o criador anima a vida?
Este será os nossos próximos assuntos. O que pode ser verdade e o que foi alterado nos ditos livros inspirados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...