sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Fé e razão são incompatíveis?

 
A Bíblia diz que, para nossa adoração ser “aceitável a Deus”, ela deve ser “um serviço sagrado” prestado com a “faculdade de raciocínio”. Em outras palavras, devemos adorar a Deus “de uma forma digna de seres racionais”. (Romanos 12:1The Jerusalem Bible) Assim, a fé descrita na Bíblia não é cega e irracional, como se fosse um tiro no escuro. E não é credulidade. É algo que você analisou bastante — resultando em confiança em Deus e em sua Palavra, que é firmemente baseada na razão.
É claro que a razão exige informações exatas. Até mesmo os melhores programas de computador projetados com base em princípios sólidos de lógica apresentarão resultados muito estranhos se forem alimentados com dados incorretos. De modo similar, a qualidade de sua fé depende bastante do que você ouve ou da confiabilidade das informações com as quais você alimenta sua mente. Apropriadamente, a Bíblia diz que “a fé segue à coisa ouvida”. — Romanos 10:17.
Um requisito fundamental para a fé é “um conhecimento exato da verdade”. (1 Timóteo 2:4) Segundo a Bíblia, apenas “a verdade” liberta — isso inclui libertação de crenças enganosas, tanto científicas como religiosas. (João 8:32) A Bíblia nos alerta contra acreditar “em cada palavra”. (Provérbios 14:15) Ela diz que devemos ‘nos certificar de todas as coisas’ — ou questionar as coisas que ouvimos antes de acreditar nelas. (1 Tessalonicenses 5:21) Por que você deveria pesquisar e questionar suas crenças? Porque a fé baseada em falsidades não passa de uma ilusão. Algumas pessoas de ‘mentalidade nobre’ da antiga cidade de Bereia deixaram um excelente exemplo de desenvolver o tipo certo de fé. Embora realmente quisessem acreditar no que os missionários cristãos haviam ensinado, aquelas pessoas fizeram questão de examinar “cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim”. — Atos 17:11.
(Exztraido da Revista :Fé e razão são incompatíveis?Despertai! — 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...